quarta-feira, 26 de novembro de 2003

hoje de manhã ele veio, o passarinho na janela.
adoro quando ele vem. não sei por que, melhora meu humor, me tranqüiliza, como se fosse um sinal de aprovação pra casa, "aqui vai tudo bem".
também sinto isto quando os peixes se aproximam, no mar ou no rio. acho que é porque são animais arredios, o contato humano não é exatamente o que costumam procurar, e é como se me recebessem, "é uma de nós". quando eles ficam à vontade, sem medo, eu também fico um pouco mais à vontade - este mundo também é meu.
quando era criança eu brincava com insetos e pequenos animais. besouros, formigas, lagartixas, borboletas, caracóis. acho que toda criança faz isso, construía cidades pra eles, misturava com as menores bonecas e carrinhos pra fazer as cenas. com muito cuidado e as melhores intenções, mas é claro que machuquei alguns sem querer. era tudo bichinho de estimação, não tinha diferença. e não tinha sentimento de posse, só uma vaga noção de superioridade física, confirmada quando aprendi a pegar borboleta com a mão, pelas pontas das asas fechadas (só pra "ver de perto").
também já peguei muito peixinho com as mãos (já fui paciente), deixei um tempo no balde todo decorado com algas e conchinhas, pra ele "se acostumar comigo" e depois soltei junto dos amigos. queria testar o reconhecimento, mas acho que nenhum deles voltou pra me procurar, sei lá.
já o passarinho volta sempre. não sei se é o mesmo, mas isto é um detalhe. passarinhos ciscam minhas plantinhas da janela, dizem "aqui está tudo bem" e saem pra inspecionar outras janelas pelas redondezas.
e meu dia está ganho.

Nenhum comentário: